

ENEFIL
Vocês já ouviram falar do ENEFIL? O encontro Nacional dos Estudantes de Filosofia? Seu primeiro evento aconteceu em Florianópolis (SC) no ano de 1983 e a partir daí surgiu a necessidade de organização e mobilização do Movimento Estudantil de Filosofia em nível nacional. Para estar pensando cada vez mais em diversas formas de intervir nos espaços e locais aos quais estamos inseridos. Sempre buscando contribuir para a transformação da sociedade através do incentivo à educação pública que sempre enfrenta dificuldades ao longo da sua trajetória. Buscamos estar cada vez mais debatendo sobre o currículo de filosofia, a docência do Ensino de Filosofia desde o ensino médio até a pós graduação. Mantendo e defendendo o Ensino, a Pesquisa e a Extensão como fundamentos básicos para atingir nossos objetivos que é proporcionar o conhecimento e acesso para todos. Ao longo de muitas batalhas e resistência chegamos a realizar o 35° ENEFIL na cidade de Seropédica (RJ) no ano de 2019. Infelizmente com a pandemia, estamos trabalhando e estudando para conseguir realizar encontros e espaços de forma remota até que tudo volte ao normal.
Mas voltando a contar um pouco da nossa história. Como já mencionado, através dos debates e discussões coletivas nos nossos encontros nacionais e regionais buscamos repensar a forma como nos organizamos e nos mobilizamos para obter sempre uma construção eficiente e representativa. Em 2006, na cidade de Santa Maria (RS) na 22° edição do ENEFIL, foi criada o COBREFIL (Congresso Brasileiro de Estudantes de Filosofia) espaço reservado especificamente para o debate político do encontro nacional. Na 30ª edição do ENEFIL, em Cuiabá (MT) foi criada a ABEF (Associação Brasileira de Estudantes de Filosofia). Porém, ambos foram desativados na 32ª edição em João Pessoa (PB).
Foi então que durante a 33ª edição que aconteceu em Fortaleza (CE), que foi criada então a nossa Executiva Nacional de Estudantes de Filosofia (ENEF), onde foi aprovado durante o evento o Estatuto, com deliberação acerca do regimento da executiva e dos encontros nacionais e regionais. Contamos com a representação de no mínimo um integrante de cada região do país para que assim possamos nos comunicar melhor com cada universidade e movimento de filosofia do Brasil.